1ª Mostra Interativa AASM


1ª Mostra Interativa de Ciência e Tecnologia da Académica


 Cientistas por um dia!


No Sábado, dia 28 de Outubro 2013, nas instalações da Associação Académica de S. Mamede, em S. Mamede Infesta, realizou-se a I Mostra Interativa de Ciência e Tecnologia da Académica (uma parceria com a Universidade do Minho).

Cerca de 120 visitantes tiveram a oportunidade de observar de perto as experiências em demonstração:


Lâmpada de Plasma

No interior de uma lâmpada de plasma há uma mistura de gases inertes (geralmente hélio e néon; por vezes, também xénon e krípton). Quando submetida a alta tensão (2kV a 5kV) de alta frequência (cerca de 35kHz), a mistura gasosa fica ionizada e é atravessada por correntes eléctricas que produzem radiação luminosa.



Ventilador Solar

O painel fotovoltaico existente na base do ventilador converte a radiação luminosa recebida do candeeiro em energia eléctrica. Através de dois fios condutores, essa energia chega a um motor eléctrico colocado no alto do poste. O motor converte a energia eléctrica em energia mecânica, fazendo rodar as pás do ventilador.



Disco de Plasma

No interior de um disco de plasma há uma mistura de gases inertes. Ao ser submetida a alta tensão de alta frequência, a mistura gasosa fica ionizada e é atravessada por correntes eléctricas que produzem radiação luminosa.



Candeeiro de Lava

O princípio de funcionamento deste candeeiro é semelhante ao que se utiliza para fazer voar balões com ar quente. No interior estão dois líquidos imiscíveis (que não se misturam) e com densidades semelhantes. O líquido que está na parte inferior do recipiente, junto à lâmpada, aquece e torna-se mais leve que o restante que está na parte superior, pois o aumento da temperatura reduz a densidade. Como acontece com um balão com ar quente, a região mais quente e necessariamente mais leve, tem tendência a elevar-se. Deste modo, a parte do líquido que estava no topo desce e aproxima-se da lâmpada. O processo repete-se ciclicamente.



Candeeiro com Interruptor Invisível

Este candeeiro possui um emissor de raios infravermelhos (não são visíveis pelo olho humano), que são reflectidos para um sensor quando se coloca um objecto (por exemplo a mão) no topo do candeeiro. A detecção de radiação infravermelha no sensor é utilizada para comandar o funcionamento do candeeiro, recorrendo a um circuito electrónico.



Máquina de Wimshurst

A Máquina de Wimshurst é um gerador electrostático capaz de produzir tensões (diferenças de potencial) muito elevadas – milhares de volt – entre as duas esferas situadas nas extremidades das hastes móveis. Quando a tensão entre as esferas é suficientemente elevada, o ar que existe entre as mesmas fica ionizado e é percorrido por uma corrente eléctrica, produzindo-se um arco eléctrico (faísca). O valor da diferença de potencial que se consegue atingir é tanto maior quanto mais afastadas estiverem as esferas. Esta máquina foi inventada por James Wimshurst (1832–1903).



Levitação Electromagnética
Um electroíman situado por cima do avião atrai para cima um íman permanente colocado no seu interior. Quando a força magnética iguala o peso do avião, este permanece suspenso no ar. Para manter constante a força magnética há um sistema electrónico que regula o valor da corrente no electroíman de acordo com as oscilações do avião.



Relógio a Laranja

Os eléctrodos de metal espetados na laranja e o seu sumo, que é ácido, formam uma pilha capaz de produzir energia eléctrica suficiente para fazer funcionar o relógio. 




Sem comentários:

Enviar um comentário